Meeting Tecnológico da Embrapa apresenta inovações para o setor de alimentos e bebidas | ANUFOOD Brazil | Feira internacional para o setor de alimentos e bebidas

Meeting Tecnológico da Embrapa apresenta inovações para o setor de alimentos e bebidas

Indústrias de alimentos e bebidas terão a oportunidade de conhecer novidades da Embrapa que podem agregar valor ao setor durante o Meeting Tecnológico – Alimentos e Bebidas, que será realizado de 10h às 11h30, no dia 7 de julho. As inscrições para o evento são gratuitas e estão abertas até o dia 6 de julho pelo endereço https://www.anufoodbrazil.com.br/embrapa/

O Meeting Tecnológico – Alimentos e Bebidas é realizado em parceria com o Programa Finep Conecta e a Koelnmesse Brasil. O evento vai estrear o programa Food Trends Online 2021, promovido pela Koelnmesse, empresa responsável pela realização da Anufood Brazil e braço brasileiro da Anuga, principal evento internacional na área de alimentação.

Mais de 50 tecnologias desenvolvidas por 15 Unidades de Pesquisa da Embrapa, e em diferentes escalas de maturidade, serão apresentadas para executivos e profissionais das áreas de pesquisa e desenvolvimento, marketing e produção das indústrias de alimentos e bebidas, como oportunidade para a realização de parcerias diversas, seja para inovação aberta, validação técnica ou comercial, ampliação de escala industrial ou desenvolvimento de mercado. Além da possibilidade dessas empresas virem a obter financiamento reembolsável e em condições especiais pelo programa Finep Conecta.

Oportunidades de negócios

As tecnologias foram selecionadas a partir de tendências de mercado geradas por consumidores cada vez mais exigentes por alimentos saudáveis, seguros, de qualidade e associados à biodiversidade brasileira e à sustentabilidade ambiental, e também com base nos interesses apontados pelas indústrias.

Nesse sentido, 11 tecnologias são para dietas especiais, que incluem alimentos com redução de lactose ou glúten, de açúcares e plant-based; 24 de produtos que valorizam a biodiversidade brasileira; 15 para a área de economia circular, como embalagens, filmes e revestimentos que promovem maior vida útil aos alimentos, reaproveitamento de resíduos e combate ao desperdício; e 5 para o segmento de ingredientes e aditivos naturais, chamado de clean label.

A diretora de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Adriana Regina Martin, ressalta que a conexão entre alimentos, nutrição e saúde é um tema prioritário do planejamento estratégico 2020-2030 da Empresa, que possui 211 ativos qualificados para a área de alimentos e bebidas, “e o Meeting Tecnológico é uma grande oportunidade de maior aproximação com as indústrias de alimentos e bebidas, e para ampliarmos parcerias e diversificar as fontes de financiamento”, destaca Adriana.

Uma das mais recentes parcerias da Embrapa ocorreu com a empresa Sottile para o desenvolvimento de cinco produtos alimentícios veganos a partir da fibra alimentícia de caju (búrguer, kafta, bolinho Siriju que é o siri vegano, coxinha e empanado tipo nugget). Após a execução do projeto de inovação aberta com a Embrapa, a empresa observou o seu faturamento multiplicar por 10 nos últimos anos, com a linha Amazonika Mundi. E a tendência é de um crescimento ainda maior, pois dentre os cinco produtos desenvolvidos, somente o búrguer e o bolinho Siriju foram lançados no mercado. Os demais produtos estarão disponíveis aos consumidores conforme a programação do setor de marketing da empresa.

No setor de bebidas, destaca-se a atuação com agroindústrias de extração de água de coco, padronizada, pasteurizada, envasada e refrigerada em pequena escala de fabricação, a fim de aumentar a qualidade, a segurança e o prazo de validade do produto.

Parceria com Finep Conecta

Como forma de estimular as indústrias a firmarem parceria com a Embrapa, a Finep e a Embrapa assinaram acordo de cooperação para contratações até o final de 2021 para financiamento reembolsável, operado diretamente junto à Finep, utilizando recursos do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Com oferta em fluxo contínuo, o Finep Conecta é um programa de estímulo direto à relação ICT-EMPRESA, disponibilizando linha de crédito a empresas privadas parceiras de instituições de pesquisa para financiamento reembolsável com condições de taxas e prazos facilitados, e que se tornam mais vantajosos à medida que cresce o percentual investido na ICT.

Sobre a Koelnmesse Brasil

A Koelnmesse Brasil Organização de Feiras LTDA é a subsidiária brasileira da Koelnmesse GmbH, com sede na Alemanha. A empresa é responsável pela realização da Anufood Brazil, evento que conta com os seguintes segmentos: Agrifoods, Meat, Chilled & Fresh Food, Dairy, Drinks & Hot Beverages e Fine Food.

O Meeting Tecnológico

O Meeting Tecnológico Alimentos e Bebidas é um evento online, destinado a empresários do setor de alimentos e bebidas, e tem como objetivo ser uma vitrine para os ativos disponíveis pela Embrapa para o setor. O evento terá 1h30 de duração e é coordenado pela Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa (SIN), junto com o Comitê Gestor do Portfólio de Alimentos: saúde e nutrição da empresa e a Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ).

Participam do Meeting, como palestrantes, a bióloga da Secretaria de Inovação e Negócios da Embrapa e responsável pela gestão dos ativos voltados para a área de alimentos e bebidas, Priscila Brochado; o doutor em Tecnologia de Alimentos e chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agroindústria de Alimentos, Fernando Teixeira Samary e o mestre em Engenharia de Produção e gerente do Departamento de Agronegócios e Alimentos da Finep, André Moreno Fernandes.

Serviço:
Inscrições para o evento, até 6 de julho, pelo endereço:
https://www.anufoodbrazil.com.br/embrapa/
Meeting Tecnológico Alimentos e Bebidas, evento online, dia 7 de julho, das
10h às 11h30
As empresas inscritas receberão mensagem com link de acesso à plataforma
do evento.

Texto
Selma Lúcia Lira Beltrão (JP DRT 2490/DF)
Secretaria de Inovação e Negócios (SIN)
E-mail: selma.beltrao@embrapa.br
Aline Bastos (MTb 31.779/RJ)
Embrapa Agroindústria de Alimentos (RJ)
E-mail: aline.bastos@embrapa.br

Assessoria de Imprensa Oficial

Entre em contato com a 2 PRO Comunicação, assessoria de imprensa oficial da ANUFOOD Brazil, e aproveite este canal de comunicação para divulgar a participação da sua empresa.

Teresa Silva
Telefone: (11) 3030-9463
anufoodbrazil@2pro.com.br