Consumidor dita tendência das embalagens de soft drinks | ANUFOOD Brazil | Feira internacional para o setor de alimentos e bebidas
#anufoodbrazil

Consumidor dita tendência das embalagens de soft drinks

Estudo da Euromonitor International, parceira da feira de alimentos e bebidas ANUFOOD Brazil 2020, aponta sustentabilidade como exigência do mercado

O destino correto dos resíduos tem recebido uma atenção maior do consumidor brasileiro. É o que revela o relatório da indústria de ‘Packaging’ no Brasil, realizado pela Euromonitor International, provedor de pesquisa de mercado. Segundo o relatório, há uma ampla oferta de alternativas para embalagens sustentáveis ​para o setor de soft drinks no Brasil como driver para impactar um número cada vez maior de consumidores preocupados com o meio ambiente. Em razão disso, o consumidor tem aderido às diretrizes das organizações ambientais, a exemplo da luta contra a utilização de plástico, o que levou as pessoas a procurarem produtos alternativos.

O Indicador de Consumo Consciente de 2019, do SPC Brasil, reafirma o estudo da Euromonitor e aponta que 83% da população nacional preferem consumir produtos em embalagens recicláveis.  A pesquisa mostra ainda que, para 75% dos entrevistados, o compromisso do fornecedor com ações ambientais e sociais faz diferença na hora da compra.

A questão das embalagens sustentáveis será debatida durante a segunda edição da ANUFOOD Brazil – Feira Internacional Exclusiva para Alimentos e Bebidas, entre os dias 9 e 11 de março no São Paulo Expo.

O levantamento da Euromonitor também indica que existem outras soluções de embalagem mais ecológicas que estão caindo no gosto popular como a utilização de materiais biodegradáveis, aumentando assim a procura por esses produtos. Dentro da linha da sustentabilidade, o estudo aponta que os retornáveis de carbonatados, além de populares, também representam preços mais competitivos.

“A preocupação com o meio ambiente foi um dos temas de maior destaque no último ano e apontado como uma das principais tendências de comportamento do consumidor para os próximos anos. Os consumidores estão, cada vez mais, buscando formas de diminuir o seu impacto ambiental e isso tem pressionado organizações para passarem a oferecer soluções sustentáveis. Essa demanda impulsiona a criação de novos modelos de negócios, que evitam a geração de resíduos e chamam a atenção de consumidores que estão adotando a sustentabilidade por meio de produtos mais duradouros ou até mesmo de uma logística de distribuição mais eficiente. Modelos de assinatura e opções reutilizáveis ou com refis ganharam tração como soluções para atender as demandas éticas, ambientais e de sustentabilidade. À medida que mais empresas integrarem embalagens reutilizáveis ou estratégias de logística sustentáveis às suas linhas de produtos, essa opção será menos uma vantagem competitiva e mais uma característica essencial para diferenciação de marcas. De qualquer forma, é importante que os consumidores entendam que mais crítico do que uma embalagem de um ou outro material, é como eles mesmos fazem o descarte e a separação destes resíduos”, afirma Angelica Salado, gerente de pesquisa da Euromonitor International.

Para o presidente da ABIR – Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas Não Alcoólicas, Alexandre Jobim, a embalagem é essencial para a indústria de bebidas não alcoólicas. “Trate-se de um importante cartão de visita, ou seja, a primeira impressão do consumidor ao se deparar com o produto nas prateleiras. Portanto, quanto mais atrativa no formato, design, cores, sustentabilidade, mais cativará o consumidor. Além do aspecto visual, também é essencial na conservação e durabilidade de nossos produtos, garantindo assim a segurança alimentar de nossos consumidores”.

A ABIR promove seu Congresso durante a ANUFOOD Brazil no dia 10 de março, com as principais temáticas do setor responsável pela geração de cerca de 2 milhões de empregos diretos e indiretos, com arrecadação de R$13 bilhões em tributos e volume de produção de 31 bilhões de litros por ano.

A ANUFOOD Brazil, única feira de negócios exclusiva para o setor de alimentos e bebidas da América Latina, será realizada entre os dias 9 e 11 de março, em São Paulo. Versão brasileira da Anuga, maior evento mundial do setor, ocupará uma área de cerca de 4 mil m2 e contará com 11 pavilhões internacionais.  A expectativa é que, em sua segunda edição, receba mais de 10 mil visitantes qualificados.

A Euromonitor identificou as 10 tendências poderosas que vão influenciar o comportamento de consumo e as estratégias de negócios em 2020. Clique no link abaixo:

https://bit.ly/38LTNQy

 Serviço:

 ANUFOOD Brazil

Data: 9 a 11 de março de 2020

Feira:  10h às 19h | Congresso: dia 9, das 11h às 17h30

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rodovia dos Imigrantes Km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP

Parcerios estratégicos – ABIA, ABIR e ITAL

 Sobre a ANUFOOD Brazil – A ANUFOOD Brazil está sendo organizada pela Koelnmesse do Brasil em parceria com a FGV Projetos, unidade de assessoria técnica da Fundação Getúlio Vargas, dedicando o devido espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. O evento acontece de 9 a 11 de março de 2020, no São Paulo Expo, em São Paulo.

Mais informações: anufoodbrazil.com.br

Sobre a Koelnmesse – Global Competence in Food and FoodTec: A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a Anuga FoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.

 Mais informações: http://www.global-competence.net/Global-Competence-in-Food-and-FoodTec/

Os próximos eventos:

WellFood Ingredients – Summit Internacional de Ingredientes Funcionais, Nutracêuticos e Naturais, São Paulo, Brasil – 14.-15.04.2020

Os próximos eventos:

WellFood Ingredients – Summit Internacional de Ingredientes Funcionais, Nutracêuticos e Naturais – São Paulo, Brasil – 14.-15.04.2020

ANUFOOD China – Shenzhen, China – 15.-17.04.2020

Wine & Gourmet Japan – Tokio, Japão – 15.-17.04.2020

THAIFEX – Anuga Asia – Bangkok, Tailandia – 26.-30.05.2020

Alimentec – Bogotá, Colômbia – 9.-12.06.2020

Nota aos editores

– Fotos da ANUFOOD Brazil estão disponíveis para download no site

https://www.anufoodbrazil.com.br/imprensa

Facebook:

facebook.com/anufoodbrazil

Instagram:

@anufoodbr

Informações para imprensa:
2PRÓ Comunicação – Koelnmesse
Email equipe: anufoodbrazil@2pro.com.br
Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br
Teresa Silva – teresa.silva@2pro.com.br
Renê Gardim – rene.gardim@2pro.com.br
Fadia Calandrini – fadia.calandrini@2pro.com.br
+55 (11) 3030-9463/9422/9403/9402
www.2pro.com.br

Assessoria de Imprensa Oficial

Entre em contato com a 2 PRO Comunicação, assessoria de imprensa oficial da ANUFOOD Brazil, e aproveite este canal de comunicação para divulgar a participação da sua empresa.

Teresa Silva
Telefone: (11) 3030-9463
anufoodbrazil@2pro.com.br