Cafés gourmets e especiais representam mais de 20% das exportações | ANUFOOD Brazil | Feira internacional para o setor de alimentos e bebidas
#anufoodbrazil

Cafés gourmets e especiais representam mais de 20% das exportações

Mercado externo é destino de 9 milhões das 10 milhões de sacas produzidas no país

O consumo dos chamados cafés especiais apresentam um forte crescimento dentro do Brasil, com uma evolução anual média de 15%. Entretanto, o mercado externo já percebeu a qualidade dos produtos brasileiros e é destino de 9 milhões das 10 milhões de sacas produzidas no país. As exportações desse produto de qualidade diferenciada já respondem por 21,6% das receitas totais de remessas de cafés para o exterior.

Dados da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais) referentes a 2018 indicam que da receita total de US$ 7,4 bilhões gerada por remessas de cafés de todos os tipos, US$ 1,6 bilhão é proveniente de cafés especiais. Os principais destinos do produto são Estados Unidos, Europa e Japão. Coreia do Sul também é um mercado considerado, onde já há boa penetração dos cafés especiais do Brasil, mas ainda aquém desses outros destinos, assim como a China é a “bola da vez” para ampliar a participação do Brasil neste país asiático, que possui um potencial enorme para expansão.

O crescimento das exportações no ano de 2019 é promissor. Cálculos da Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café) indicam que de janeiro a abril último foram embarcadas 2,5 milhões de sacas, o que corresponde a uma evolução da ordem de 43,4% no comparativo com o mesmo período de 2018.

Para o presidente da Abic, Ricardo Silveira, há espaço para crescimento de mercado dos cafés especiais nas versões torrado e moído, desde que sejam celebrados novos acordos econômicos. “Para que o país cresça com café torrado e moído, precisamos de acordos econômicos bilaterais e da liberação da importação de cafés crus de outros países, para que tenhamos blend adequado para cada país importador.Isto poderia ser feito por drawback (suspensão ou eliminação de tributos). E, além disso, existe um mercado grande a ser explorado como a própria América do Sul e a Ásia”, afirma o executivo.

A exploração de novos mercados está a todo vapor. Por meio da parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a BSCA desenvolve o projeto “Brazil The Coffee Nation”, que busca inserir o produto em países como Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Itália, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido, Rússia, e Turquia.

Valor agregado e certificação

Há anos regiões como Chapada Diamantina, Campo das Vertentes, Vale da Grama, Mantiqueira de Minas, e, mais recentemente, norte do Paraná e montanhas do Espírito Santo, cerrado mineiro e Alta Mogiana Paulista, se destacam pela produção de grãos. Os mesmos produtos de alta qualidade colhidos no Brasil e vendidos para o exterior podem ser encontrados em uma xícara de café perto de você. E com garantia.

Quem gosta de um café especial não abre mão da qualidade em detrimento do preço. Apesar de custar, em média, 50% mais caro do que o café comum, uma xícara é certeza de uma experiência diferenciada. Outro ponto é que a profissionalização do setor, o que inclui também campeonatos brasileiros de baristas, permitem uma maior difusão das informações do que está sendo servido aos consumidores.

Outro ponto que vem chamando atenção dos coffe lovers é a certificação. Cálculos das Abic dão conta de que, em média, todo e qualquer café certificado custa 12% mais no comparativo deum não certificado na mesma categoria. Das 3 mil marcas de café sendo comercializadas atualmente no Brasil (todas as qualidades), 35,7% (1.072) são cetificadas.

A ausência de uma certificação no caso dos cafés especiais não é sinônimo de má qualidade. Pelo contrário. Atualmente a BSCA estimula junto aos produtores adoções de técnicas de controle de qualidade e rastreabilidade, o que garante a responsabilidade socioambiental e proporcionando vantagem competitiva aos produtos.

Sobre a ANUFOOD Brazil
A Abic é uma das associações ligadas à indústria de alimentos e bebidas que prestigiam a ANUFOOD Brazil – Feira Internacional Exclusiva para Alimentos e Bebidas. A feira é organizada pela Koelnmesse do Brasil em parceria com a FGV Projetos, unidade de assessoria técnica da Fundação Getúlio Vargas, dedicando o devido espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. A próxima edição do evento acontece de 09 a 11 de março de 2020, no São Paulo Expo, em São Paulo.
Mais informações: anufoodbrazil.com.br

Sobre a Koelnmesse – Global Competence in Food and FoodTec: A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a Anuga FoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.

Mais informações: http://www.global-competence.net/Global-Competence-in-Food-and-FoodTec/

Nota aos editores
– Fotos da ANUFOOD Brazil estão disponíveis para download no site

Informações para imprensa:
2PRÓ Comunicação – Koelnmesse
Email equipe: anufoodbrazil@2pro.com.br
Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br
Teresa Silva – teresa.silva@2pro.com.br
Renê Gardim – rene.gardim@2pro.com.br
Guilherme Kamio – guilherme.kamio@2pro.com.br
Fádia Calandrini – fadia.calandrini@2pro.com.br
+55 (11) 3030-9463/9422/9403 / 9402
www.2pro.com.br

Assessoria de Imprensa Oficial

Entre em contato com a 2 PRO Comunicação, assessoria de imprensa oficial da ANUFOOD Brazil, e aproveite este canal de comunicação para divulgar a participação da sua empresa.

Teresa Silva
anufoodbrazil@2pro.com.br