Brasileiros trocam bebidas açucaradas por produtos mais saudáveis | ANUFOOD Brazil | Feira internacional para o setor de alimentos e bebidas
#anufoodbrazil

Brasileiros trocam bebidas açucaradas por produtos mais saudáveis

Consumo de refrigerantes e sucos artificiais caiu 52,8%;

Um estudo do Ministério da Saúde (¹) indica que o consumo de refrigerantes e sucos artificiais caiu 52,8% em um período de 11 anos. Divulgado no ano passado, ele aponta que em 2007 30,9% dos brasileiros consumiam esses tipos de bebidas, índice que passou para 14,6% em 2017. A maior queda ficou concentrada entre adultos com idade de 25 anos a 34 anos (54%).

Seja a busca por um estilo de vida mais saudável ou para experimentar novos sabores, o fato é que as bebidas dietéticas e de baixas calorias vem ganhando espaço. Dados da ABIAD (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Para Fins Especiais e Congêneres) e da Websetorial Consultoria Econômica revelam avanço de 1,8% no consumo desse tipo de produto só em 2018. E o mercado brasileiro também vem ganhando mais espaço no mercado externo, regitrando aumento de 25,4% na produção destinada às importações, segundo a consultoria.

Dados de mercado ainda revelam que o consumidor tem optado por bebidas mais saudáveis, como funcionais, kombuchá, leites vegetais, como leites à base de coco e de amêndoa, e água mineral.

As bebidas dietéticas e de baixas calorias integram o grupo chamado de bebidas não alcoólicas, que passou por momentos desafiadores nos últimos anos devido à crise econômica, e ainda opera 10% abaixo do nível de 2012. Entretanto, a Websetorial revelou projeção de crescimento de 5% para 2019, que pode dar um novo ânimo para o setor.

Açúcar X adoçante
Pesquisadores da Universidade de Sorbonne, em Paris, publicaram em maio deste ano no British Medical Journal (²) o resultado de uma pesquisa que ligou o consumo de bebidas açucaradas com o risco de câncer. Eles fizeram a análise com 100 mil pessoas durante cinco anos e levaram em conta o consumo de toda e qualquer bebida que continha 5% ou mais de açúcar em sua composição.
Uma dado a ser destacado nesse estudo é que não foi encontrada relação do consumo de bebidas adoçadas artificialmente, como adoçantes, por exemplo, e casos de câncer.

Benefícios para todos

O consumo elevado de açúcares pode aumentar o risco de obesidade e de diabetes do tipo 2, além de aumentar a incidência de cáries dentárias. Por outro lado, se você substituir as bebidas açucaradas por bebidas de baixa caloria ou que utilizam adoçantes pode contribuir para ter um estilo de vida mais saudável. Isso é claro, se você também investir em uma alimentação controlada em calorias.

As bebidas de baixa caloria e dietéticas podem ser indicadas para diferentes grupos populacionais, incluindo as gestantes e mulheres que amamentam, segundo a nutricionista Kathia F. Schmider, coordenadora técnica da ABIAD. “No entanto, é importante lembrar que estas mulheres possuem necessidades calóricas diferenciadas, já que têm que nutrir o feto ou o bebê sendo recomendável uma consulta ao médico sobre suas necessidades nutricionais. Da mesma forma, as bebidas com edulcorantes são consideradas seguras para crianças, porém não pode ser ignorado o fato de que estas fazem parte de um público com necessidades nutricionais específicas em função de seu crescimento e desenvolvimento”, ressalta Kathia.

O setor de bebidas estará representado na ANUFOOD Brazil 2020 – Feira Internacional Exclusiva para Alimentos e Bebidas. O evento terá um setor específico para Drinks & Hot Beverage e irá trazer as principais novidades do setor de bebidas em geral e também as alcoolicas. O brasileiro ocupa a terceira posição na lista dos maiores consumidores mundiais de cervejas e refrigerantes, ficando atrás apenas dos EUA e China.

Na segunda edição da ANUFOOD Brazil, além do Congresso ANUFOOD Brazil, que será organiado pela FGV Projetos, o ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos), a Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos) e ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas), o evento também terá outras atividades paralelas, com destaque para a Rodada de Negócios, o PRIME ClUB – ANUFOOD Brazil, a Arena Show, Caravanas e Confeitaria & Panificação Show. Para 2020, a Koelnmesse calcula um crescimento de 60% na área de exposição, e o aumento da presença de tomadores de decisão de todo o Brasil, compradores internacionais de mais 40 países e compradores de diversos canais de venda: supermercados, distribuidores, atacadistas, restaurantes, hotéis, empresas de refeições coletivas, entre outros canais. “Assim como na primeira edição, a ANUFOOD Brazil 2020 já conta com parcerias estratégicas das principais associações e sindicatos do setor de alimentos e bebidas. Além disso, contamos com um planejamento de marketing que inclui anúncios em todas as revistas nacionais do trade e também algumas mídias internacionais. Nosso foco é ampliar a visitação e manter a qualidade da primeira edição. Para isso, contamos também com nossa rede de contatos global da Koelnmesse”, ressalta Cassiano Facchinetti, diretor geral da Koelnmesse Brasil, organizadora da feira.

Fonte (¹): Ministério da Saúde
Fonte (²): British Medical Journal

Sobre a ANUFOOD Brazil
A ANUFOOD Brazil – Feira Internacional Exclusiva para Alimentos e Bebidas é organizada pela Koelnmesse do Brasil em parceria com a FGV Projetos, unidade de assessoria técnica da Fundação Getúlio Vargas, dedicando o devido espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. A próxima edição do evento acontece de 09 a 11 de março de 2020, no São Paulo Expo, em São Paulo.

Mais informações: anufoodbrazil.com.br

Sobre a Koelnmesse – Global Competence in Food and FoodTec: A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a Anuga FoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.

Os próximos eventos:
Anufood India, Mumbai, Índia, 29.-31.08.2019
Made in Germany, São Francisco, Estados Unidos, 05.-08.09.2019
Art Berlin, Berlin, Alemanha, 12.-15.09.2019

Nota aos editores
– Fotos da ANUFOOD Brazil estão disponíveis para download no site

Mais informações: http://www.global-competence.net/Global-Competence-in-Food-and-FoodTec/

Página no Facebook:

Informações para imprensa:
2PRÓ Comunicação – Koelnmesse
Email equipe: anufoodbrazil@2pro.com.br
Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br
Teresa Silva – teresa.silva@2pro.com.br
Renê Gardim – rene.gardim@2pro.com.br
Fádia Calandrini – fadia.calandrini@2pro.com.br
+55 (11) 3030-9463/9422/9403 / 9402
www.2pro.com.br

Assessoria de Imprensa Oficial

Entre em contato com a 2 PRO Comunicação, assessoria de imprensa oficial da ANUFOOD Brazil, e aproveite este canal de comunicação para divulgar a participação da sua empresa.

Teresa Silva
anufoodbrazil@2pro.com.br