A tecnologia a favor do agronegócio | ANUFOOD Brazil | Feira internacional para o setor de alimentos e bebidas
#anufoodbrazil

A tecnologia a favor do agronegócio

Agropecuária avança com tecnologias da indústria 4.0 como a Internet das Coisas (IoT), drones e sensoriamento remoto
A primeira onda foi a agricultura de precisão, mas o setor que garante a comida na mesa de milhares de pessoas já avança e se apropria de alguns pilares da indústria 4.0, como o assessoramento remoto, a Internet das Coisas (IoT), drones e softwares que ajudam na gestão. Todas estas tecnologias já influenciam o dia a dia no campo, até mesmo onde e quando plantar e colher.

Na opinião do Diretor Executivo de Tecnologia do I.A.R (Instituto Avançado de Robótica), Rogério Vitalli, o agronegócio representa grandes oportunidades para o desenvolvimento tecnológico. “Tem muita coisa que não foi feita para eles, mas que irão beneficiá-los como usuários. Desde tecnologia de drones, georeferenciamento, mapeamento, irrigação com pivô, monitoramento de máquinas que são caras e não podem parar, sensores de solo”, garante.

Vitalli lembra que o I.A.R participou de um case da Siemens do Brasil em Não-Me-Toque, município gaúcho. “Lá, uma empresa chamada Stara produz atualmente máquinas agrícolas de altíssima precisão com todo o sistema de telemetria e máquinas autônomas. Sistemas de georeferenciamento já existiam, mas incluímos isso em nuvem e aplicou-se a Internet das Coisas (IoT)”, lembra.

Para o pesquisador do Centro de Pesquisas em Economia Avançada (Cepea), Carlos Eduardo de Freitas Vian, a agricultura 4.0 está na vanguarda do processo no Brasil. Em um artigo publicado no site do Cepea, ele destaca que a agricultura de precisão foi a primeira onda com a utilização de equipamentos georeferenciados. “Nos últimos tempos, cresceu a oferta de sensoriamento remoto, internet das coisas, drones, softwares etc.”, destaca.

Na visão de Vian, a agricultura brasileira tem, em alguns segmentos, nível tecnológico semelhante aos de outros grandes produtores, como Estados Unidos e Europa, o que facilita a adoção da tecnologia desenvolvida no exterior e a adaptação da mesma ao contexto nacional, a denominada “tropicalização”.

O pesquisador lembra que, “visando ter um panorama dos desafios e oportunidades das organizações nesta nova fase da economia mundial, a Deloitte Auditoria e Consultoria Empresarial realizou uma pesquisa que ressaltou que as empresas estão preocupadas com os impactos social e ambiental das novas tecnologias, via melhoramento de produtos e da satisfação dos clientes”. Outro desafio é no campo estratégico, em que as empresas relatam que têm certa dificuldade em selecionar caminhos e tecnologias, o que leva à adoção daquelas que não impactam de forma significativa a produção e a estrutura organizacional no curto prazo.

Professor da Esalq/USP (Escola Superior de Agronomia Luiz de Queirós), Vian afirma que “o estudo (da Deloitte) também mostra as mudanças na capacitação dos colaboradores das empresas, indicando como estas estão privilegiando o treinamento e a capacitação ao invés de buscar novos talentos no mercado”. A preocupação é preparar as pessoas para analisarem os bancos de dados disponíveis, de modo a gerir melhor o negócio, reduzindo ineficiências e melhorando o retorno das empresas.

A pesquisa da Deloitte mostra que os empresários brasileiros destacam como principais desafios para o avanço da “Revolução 4.0” a falta de profissionais preparados para o uso das tecnologias e o desconhecimento sobre todas as competências necessárias para a força de trabalho nesta nova era, lembra Vian. “Assim, o ponto de atenção mais relevante é a preparação das pessoas para atuarem neste novo ambiente produtivo e competitivo. Este desafio envolve as universidades, empresas, centros de tecnologia, escola técnicas e centros de formação como Senai, Sesi, Senar, entre outros”.

Novas tecnologia na produção e distribuição de alimentos estarão entre os temas abordados ANUFOOD Brazil, versão nacional da maior feira de alimentos do mundo, a Anuga, realizada na Alemanha. O evento único no país com total enfoque na expansão dos mercados nacional e internacional dos produtores e fabricantes brasileiros de alimentos e bebidas será realizado de 9 a 11 de março de 2020, em São Paulo. A exemplo da primeira edição, que aconteceu este ano, a feira irá apresentar, por meio de exposições, palestras, congressos e compartilhamento de experiências os principais lançamentos, tendências de consumo, futuro da segurança alimentar e melhores práticas no segmento. O evento tem como públicos-alvo distribuidores, atacadistas, supermercadistas, restaurantes, bares, hotéis, entre outros.

Produzir para o mundo

Garantir alimentos para uma população que já ultrapassa 7,5 bilhões de pessoas é o grande desafio no século 21. Segundo a USDA (o Ministério da Agricultura do Estados Unidos) nos próximos dez anos a oferta de comida precisa crescer 20% para atender ao aumento populacional. Como grande parte dos países não possui condições de fazer sua produção também aumentar os mesmos 20%, o Brasil terá que ter um acréscimo de 41% em suas lavouras. Essa foi a conclusão do ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, coordenador do centro do Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas, que coordenou o Congresso ANUFOOD durante a feira este ano. “Precisamos criar estratégia com competência para poder conseguir atingir essa meta”, alertou.

Rodrigues defende, no entanto, que o país deixe de exportar apenas matéria-prima, agregando valor aos produtos agrícolas. “Temos que olhar para os interesses do mundo, mas também precisamos oferecer nossos produtos prontos para o consumo, conseguindo melhores preços”, disse. Otimista, o ex-ministro da Agricultura garante que “vamos ser os campeões em segurança alimentar em dez anos. “Isso só depende de nós, com estratégia, seguro rural e somando forças com a América Latina”, concluiu.

Sobre a ANUFOOD Brazil – A ANUFOOD Brazil é organizada pela Koelnmesse do Brasil em parceria com a FGV Projetos, unidade de assessoria técnica da Fundação Getúlio Vargas, dedicando o devido espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. Dessa forma, compradores nacionais e internacionais terão a oportunidade de se encontrar em um mesmo local para realizar negócios, além de ter contato com as inovações da indústria. A próxima edição do evento acontece de 09 a 11 de março de 2020, no São Paulo Expo, em São Paulo.
Mais informações: anufoodbrazil.com.br

Sobre a Koelnmesse – Global Competence in Food and FoodTec: A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a Anuga FoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.

Mais informações: http://www.global-competence.net/Global-Competence-in-Food-and-FoodTec/

Nota aos editores
– Fotos da ANUFOOD Brazil estão disponíveis para download no site https://www.anufoodbrazil.com.br/imprensa

Informações para imprensa:
2PRÓ Comunicação – Koelnmesse
Email equipe: anufoodbrazil@2pro.com.br
Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br
Teresa Silva – teresa.silva@2pro.com.br
Renê Gardim – rene.gardim@2pro.com.br
Guilherme Kamio – guilherme.kamio@2pro.com.br
Fádia Calandrini – fadia.calandrini@2pro.com.br
+55 (11) 3030-9463/9422/9403 / 9402
www.2pro.com.br

Assessoria de Imprensa Oficial

Entre em contato com a 2 PRO Comunicação, assessoria de imprensa oficial da ANUFOOD Brazil, e aproveite este canal de comunicação para divulgar a participação da sua empresa.

Teresa Silva
Telefone: (11) 3030-9463
anufoodbrazil@2pro.com.br