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A sua empresa está preparada para ter um sortimento diferenciado? - Voltar


O mercado consumidor está em constante mudança, principalmente na categoria de alimentos e bebidas. Diversas tendências surgiram nos últimos anos: preocupação com saudabilidade,sensibilização do consumidor com a origem e sustentabilidade dos produtos, ascensão de categorias como plant based, veganos e orgânicos. Diante de tantas mudanças, ter um sortimento atualizado e diferenciado se torna cada vez mais relevante.

Na busca por um sortimento ideal, vemos diversas empresas varejistas focando na introdução constante de novos produtos; nunca antes vimos tantas novas marcas surgindo no mercado - o que é muito positivo tanto para a indústria como para o varejo.

Apesar dessa mudança inicial nas gôndolas dos supermercados brasileiros, a manutenção de um sortimento diferenciado requer mudanças mais significativas nas organizações. Departamentos comerciais de muitas empresas ainda operam da mesma maneira há décadas, com negociações relativamente padronizadas para todos os fornecedores e com foco nos ganhos de curto prazo.

Diante desse novo mercado consumidor, apenas introduzir novos produtos não será suficiente para manter um sortimento diferenciado, será preciso também mudar a maneira como parcerias são feitas com fornecedores. Afinal, na corrida por diferenciação, ganha quem consegue descobrir novos produtos ainda não foram descobertos pelos outros varejistas.

Algumas novas práticas comerciais já começam a ser exploradas por algumas empresas e com bons resultados. Caso do GPA, que resolveu criar um departamento específico para negociar com novas marcas, oferecendo condições comerciais especiais e dando suporte diferenciado. Ou, o caso do Quitanda em São Paulo que resolveu apostar em uma marca local de café gourmet, dando apoio na divulgação na loja e suporte no desenvolvimento da marca com novos formatos e embalagens. Hoje, é o café mais vendido da loja, superando até as marcas mais tradicionais.

Mudanças como essas serão necessárias para que o varejo consiga atender as demandas dos novos consumidores. Foco em parcerias de longo prazo, ‘faro’ para detectar novos produtos com potencial mesmo antes de se tornarem populares e flexibilização nas negociações serão aspectos importantes para serem desenvolvidos nas empresas que buscam excelência e diferenciação em seu sortimento.

Leila Okumura
Co-fundadora Local.e - www.locale.com.br

Leila Okumura bio:
Formada em Administração pela FEA-USP e com MBA na Vlerick Business School - Bélgica. Trabalhou 15 anos na Nielsen Innovation - BASES, ajudando grandes empresas no desenvolvimento de estratégias de lançamento de novos produtos.

Trabalhou no Brasil, Bélgica e Itália, liderando o relacionamento com grandes multinacionais. Hoje, é co-fundadora da Local.e - uma plataforma digital para descoberta de novos produtos, promovendo marcas locais e contribuindo para uma nova dinâmica no mercado varejista brasileiro.



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