ONG Gastromotiva apresentará técnicas para evitar desperdício de alimentos na ANUFOOD Brazil 2019 | ANUFOOD Brazil | Feira internacional para o setor de alimentos e bebidas

ONG Gastromotiva apresentará técnicas para evitar desperdício de alimentos na ANUFOOD Brazil 2019


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A organização também mostrará projeto de gastronomia social que já formou mais de 5.000 pessoas em situação de risco no Brasil, México, El Salvador e África do Sul.

 

São Paulo, novembro de 2018 –A Gastromotiva, organização sem fins lucrativos, fundada em 2006 pelo chef David Hertz, para promover transformações sociais através da gastronomia estará presente na ANUFOOD Brazil – Feira Internacional Exclusiva para Alimentos e Bebidas, que acontece em março de 2019, em São Paulo. Durante todo o evento, a ONG irá apresentar técnicas de reaproveitamento de alimentos, evitando desperdícios.

 

Para  Cassiano Facchinetti, diretor da Koelnmesse do Brasil, organizadora da ANUFOOD, “essa é mais uma parceria importante que agrega valor ao evento pois trata-se de uma ONG que dissemina o potencial do movimento da gastronomia social”. Na Arena Gourmet,  organizada pela Abrasel SP (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), eles farão apresentações diárias com técnicas para evitar o desperdício de alimentos e como aproveitá-los da melhor maneira. “Este, aliás, é um tema atual e de extrema importância tanto para as indústrias do setor, como para os estabelecimentos foodservice e supermercados”, afirma o executivo.

 

Além das apresentações de técnicas de redução e reaproveitamento de alimentos, a Koelnmesse convidou o chef  David Hertz para ministrar uma palestra sobre Gastronomia Social, um movimento socio-gastronômico que fomenta a inclusão social e muda a vida das pessoas de baixa renda através do poder transformador da alimentação. Hertz também é co-fundador de um restaurante-escola comunitário que utiliza alimentos que seriam desperdiçados chamado Refeitório Gastromotiva, um legado olímpico na cidade do Rio de Janeiro.

 

A ideia da Gastromotiva surgiu em 2004 com o projeto Cozinheiro Cidadão, desenvolvido por Hertz na favela de Jaguaré, em São Paulo. No ano seguinte,foi criado o bufê- escola, visando a profissionalização de jovens de baixa renda na área da gastronomia. Em 2006, esse projeto evoluiu, se tornando o que hoje é a Gastromotiva.

 

Atualmente, a organização oferece trêscursos profissionalizantes na área de gastronomia: Curso Profissionalizante em Cozinha, Cozinheiro Profissional com Ênfase em Gastronomia Social e Empreenda: Faça e Venda. Todos os projetos são voltados para jovens de baixa renda de São PauloCuritibaRio de Janeiro, Cidade do México, Cidade do Cabo e San Salvador com aulas teóricas e práticas.

 

Os cursos têm duração de trêsmeses, e, no curso profissionalizante, cada participante deve contribuir como multiplicador, durante o último mês, reproduzindo tudo o que aprendeu na sua comunidade, enquanto no curso voltado para a gastronomia social, os alunos são responsáveis pelos jantares servidos no RefettorioGastromotiva.

 

As ações da Gastromotiva lhe renderam reconhecimento da ONU (Organização das Nações Unidas) como sendo um dos melhores métodos para a inclusão social. Atualmente são cincomil alunos que têm o apoio de fundações, empresas e restaurantes renomados do Brasil, como Fasano, Ráscal e Aconchego Carioca, além de chefs consagrados, entre eles Checho Gonzales e Felipe Bronze.

 

Para participar dos cursos, os alunos têm que cumprir alguns critérios: cada curso tem uma faixa etária específica, mas a renda familiar não deve ultrapasse três salários, para garantirque farão os cursos gratuitos aqueles que realmente não teriam condições de pagar uma formação paga.

 

Sobre a ANUFOOD Brazil – A ANUFOOD Brazil está sendo organizada pela Koelnmesse do Brasil em parceria com a FGV Projetos, unidade de assessoria técnica da Fundação Getulio Vargas, dedicando o devido espaço a toda diversidade das atividades relacionadas ao agronegócio e à indústria alimentícia e de bebidas. O evento, que é inspirado na Anuga, terá dez setores: Agrifoods, Meat, Chilled & Fresh Food, Dairy, Drinks & Hot Beverages, Fine Food, Bread & Bakery, Organic, Sweets & Snacks, Food Service, onde profissionais do setor food service e supermercadistas encontrarão inúmeras fontes de inspiração e oportunidades de negócios. A ANUFOOD Brazil acontece de 12 a 14 de março de 2019, no São Paulo Expo, em São Paulo.

 

O credenciamento para visitar a ANUFOOD Brazil pode ser feito em: anufoodbrazil.com.br

 

Sobre a Koelnmesse – Global Competence in FoodandFoodTec: A Koelnmesse é líder internacional na implementação de feiras de alimentos e serviços e produtos relacionados a processamento de alimentos e bebidas. Feiras como a Anuga, a ISM – Feira Internacional de Doces e Biscoitos e a AnugaFoodTec são reconhecidas em todo mundo como líderes absolutas em seus setores. A Koelnmesse também organiza feiras líderes no setor de alimentos e bebidas em outros mercados emergentes no mundo todo, tais como: Brasil, China, Índia, Itália, Japão, Tailândia, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos. Com estas atividades globais, a Koelnmesse oferece aos seus clientes um completo portfólio de eventos qualificados, em diferentes mercados, que garantem uma rede de negócios sustentável e internacional.

 

Mais informações: http://www.global-competence.net/food/

 

Próximos eventos

  • ProSweetsCologne – FeiraInternacional da Indústria de doces, Colônia – Alemanha 27.01 – 30.01.2019

 

Nota aos editores

– Fotos da Anuga, na Alemanha, podem servir de referência para a ANUFOOD Brazil 2019 e estão disponíveis para download no site http://www.anuga.com/anuga/press/image-database/index.php

 

Informações para imprensa:

2PRÓ Comunicação – Koelnmesse

Myrian Vallone – myrian.vallone@2pro.com.br

Teresa Silva – teresa.silva@2pro.com.br

Renê Gardim – rene.gardim@2pro.com.br

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