Tecnologia, estilo de vida saudável e mudança na confiança dos consumidores influenciam varejo Latino-Americano | ANUFOOD Brazil | Feira internacional para o setor de alimentos e bebidas

Tecnologia, estilo de vida saudável e mudança na confiança dos consumidores influenciam varejo Latino-Americano


post-thumb


SÃO PAULO, BRASIL – A empresa global de pesquisa de mercado Euromonitor International, parceira da ANUFOOD Brazil, realiza o webinar, “Megatrends and Retail in Latin America”, na terça- feira, 31 de julho, às 11 horas da manhã (horário de Brasília). O webinar destacará como três megatendências – Compras Reinventadas, Vida Saudável e Recuo da Classe Média – estão se tornando cada vez mais importantes e influentes no varejo da região.

 

Compras Reinventadas
Mudança nos valores dos consumidores e crescente acesso à internet aumentaram a concorrência no cenário do varejo uma vez que os consumidores realizam suas compras por meio de várias plataformas. Embora 92% das vendas do varejo latino americano ainda aconteçam em lojas físicas, modelos de compras alternativos – como e-commerce e clubes de assinatura – estão ganhando força. Assim, os varejistas precisam estar preparados para engajar com os consumidores a qualquer hora e em qualquer lugar.

 

Vida Saudável
Uma abordagem mais holística em relação ao bem-estar está sendo adotada, englobando não apenas a estética, mas também o bem-estar mental e a saúde física. Mais de 95% dos latino-americanos que participaram da pesquisa Lifestyle da Euromonitor International em 2017 consideraram importante comer frutas e verduras, limitar o nível de estresse ou praticar exercícios regularmente. Os varejistas podem incluir a tendência de vida saudável em sua estratégia ao orientar os consumidores dentro das lojas, provendo informação e ajudando-os a realizar compras mais informados.

 

Recuo da Classe Média
A América Latina tem sido marcada por anos de crises econômicas e políticas, um dólar americano extraordinariamente forte e altas taxas de inflação. Essas condições afetaram a confiança e gastos dos consumidores. Mais de 48% dos latino-americanos – o maior percentual entre todas as regiões – pretendem reduzir seus gastos em 2018. Apesar de estarem buscando economizar, eles estão dispostos a continuar investindo em experiências. Os varejistas têm a oportunidade de criar uma experiência em torno da compra realizada em suas lojas a fim de aproveitar essa preferência do consumidor.

 

Amanda Bourlier, consultora da Euromonitor International, comenta: “O cenário de varejo em grande parte da América Latina tem sido caracterizado por condições econômicas desafiadoras, levando a mudanças bruscas no comportamento de compra do consumidor e a quedas significativas nas vendas. Embora preço e o crédito continuem sendo fatores importantes, a história do varejo latino americano nos próximos anos será sobre a mudança dos hábitos de compra e os novos valores dos consumidores que afetam as relações com as marcas, suas preferências e seu comportamento”.

 

Para assistir ao webinar, acesse: https://blog.euromonitor.com/webinar/megatrends-retail-latin-america-webinar

 

– FINAL –

PARA MAIS INFORMAÇÕES, ENTRE EM CONTATO:
Nathalia Ariza
Executiva de comunicação – Euromonitor International Tel: +55 11 2970 2175
nathalia.ariza@euromonitor.com

 

SOBRE A EUROMONITOR INTERNATIONAL
Euromonitor International é uma empresa global de pesquisa e consultoria sobre o mercado de bens de consumo e serviços. Com sede em Londres e mais de 40 anos de atuação, somos líder no fornecimento de inteligência de negócios e análise estratégica de mercado para empresas em todo o mundo.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *